A partir das primeiras reuniões com a comunidade escolar foi realizado o diagnóstico socioambiental. Nas reuniões foi apresentado um pré-diagnóstico, e discutidos alguns tópicos julgados mais importantes. Alunos do 9º ano fizeram uma caminhada por toda a escola, enquanto foram apontando e fotografando os problemas verificados.
O diagnóstico socioambiental foi impresso e apresentado aos integrantes do Elo 21. Após análise, foram escolhidas algumas prioridades. Os problemas relacionados vão desde o lixo no chão do pátio após o recreio, até a infestação da escola por cupins, passando por danos no mobiliário e na estrutura física da escola.
Sobre os danos físicos, existe a expectativa de que a escola entre em obras para se tornar apta a receber o Projeto Conexão Educação, do Governo do Estado.
A questão da infestação por cupins também poderá ser solucionada. A escola recebeu voluntários do Projeto Escola Brasil, do Banco Santander no dia 12 de junho de 2010. Uma das propostas do projeto é a ajuda para a realização da descupinização.
Entre as potencialidades apontadas pelo diagnóstico está a reativação da Horta Escolar e do Viveiro de Mudas. (fotos: Beth Romito)